logo

Central de Ajuda do Ranquium


Veja como inserir, ranquear e extrair informações de currículos lattes no Ranquium. Aproveite para conhecer o FAQ também!

Ranquium

Qual é a taxa de acerto do QUALIS nas produções?
Em testes realizados com mais de 100 pesquisadores de diversas áreas, onde os mesmos retornaram sua autoavaliação sobre o resultado do nosso processo, o nosso algoritmo realizou um match perfeito entre as produções e seus Qualis em 96,78% dos casos!
  Dos 3,22% erros encontrados: 85% dos erros encontram-se na não qualificação (Qualis NC), 11% em divergências de ISSN e E-ISSN no currículo do pesquisador e 4% relacionados a duplicação de produções também no currículo do pesquisador. Testes conduzidos entre 28 Fevereiro e 4 de Março de 2018.
Divergência do QUALIS
Obtenha abaixo ajuda para divergências, encontradas por você, no Qualis Periódico, Eventos (Computação) e Livros em suas produções processadas pelo Ranquium.

Divergência no QUALIS Periódicos

A divergência do Qualis Produção poderá ser originária de alguns problemas em relação ao cadastro da informação. Para simplificar a sua verificação listamos abaixo alguns dos problemas mais comuns:

- ISSN/eISSN

Uma mesma publicação poderá contar com ISSN e eISSN. Isto pode gerar QUALIS diferentes. Verifique se o ISSN inserido no seu artigo corresponde à versão eletrônica do periódico ou não. Nós identificamos inconsistência na lista da CAPES em que ISSNs iguais com áreas de conhecimento iguais possuem múltiplos QUALIS. Para ambos os casos – ISSN/eISSN ou ISSN duplicado – estaremos utilizando o Qualis mais alto.
Exemplo duplicado

- Qualis de outra área

Nos editais processados no Ranquium é levado apenas em consideração a qualificação (Qualis) na área em que o pesquisador foi enquadrado. Vetando a importação do Qualis de outra área a uma produção com NC na área oriunda do pesquisador.

- Falta de DOI/ISSN e nome do evento

As informações de DOI/ISSN e nome do evento são fundamentais para o match entre a informação do seu currículo e a base de periódicos/qualis que temos. A falta desta informações acarretam em muitos dos erros de NC. Por favor, verifique no seu lattes se as produções contam com estas informações corretas.
Você deseja conferir manualmente sua produção visite QUALIS PERIÓDICOS CAPES.

Divergência no QUALIS Evento (Computação) 

Devido à inexistência de um equivalente ao ISSN para os trabalhos em eventos, foi utilizado um protótipo de match automático para os nomes de conferências com as produções. O algoritmo, por seguir alguns padrões, apresentou uma alta taxa de acerto em testes específicos inicias. Porém, a assertividade do algoritmo varia de acordo com a informação preenchida pelo pesquisador no seu currículo à respeito da conferência.

Divergência no QUALIS Livro

O processo de match realizado com os livros utiliza do mesmo algoritmo utilizado para o Qualis Evento (Computação).  Entretanto a utilização do ISBN auxilia a maximizar o match. Segue abaixo as áreas CAPES, em que o Ranquium possue informações sobre o Qualis Livro:
  1. Ciências Políticas
  2. Geociência
  3. História
  4. Interdisciplinar
  5. Letras
  6. Sociologia
Os livros e capítulos são qualificados com o Qualis 2013-2016, logo produções posteriores o ano de 2016 contarão como NC.
Como é computado o QUALIS da Produção?
O QUALIS utilizado, pelos sistemas da Indeorum, para todas as áreas é o Qualis 2013-2106. Para um artigo ser qualificado corretamente deve estar preenchido o campo do ISSN corretamente na publicação. Caso a produção não tenha o ISSN será realizado um processo de match entre o nome do local de publicação e a base.

O Qualis está errado?

  1. Verifique se o campo ISSN está preenchido no currículo lattes;
  2. Verifique que há publicações com ISSN e e-ISSN. Isto gera QUALIS diferentes para alguns casos.
  Identificamos inconsistência na lista da CAPES: Em que ISSNs iguais com áreas de conhecimento iguais possuíam múltiplos QUALIS. Logo nestes casos estaremos utilizando o Qualis mais alto. Por exemplo:

  Leia também "Qual é a taxa de acerto do QUALIS nas produções?"
Quais dados são exportados pelo Ranquium?
Os dados exportados pelo Ranquim são proveniente dos currículos inseridos e/ou dos processos de tratamento que ocorrem no sistema. Veja abaixo a lista de dados exportados na tela de currículos para cada um dos currículos:
  • Nome do pesquisador
  • Total de A1
  • Total de A2
  • Total de B1
  • Total de B2
  • Total de B3
  • Total de B4
  • Total de B5
  • Total de C
  • Total de NC (Não qualificados)
  • Total de trabalhos em eventos
  • Total de livros publicados ou organizados
  • Total de capítulos publicados
  • Total de Artigos aceitos para publicação
  • Total de Demais produções bibliográficas
  • Total de Orientações
  • SJR
A qualificação (QUALIS) será realizada conforme a área de conhecimento solicitada ao executar a extração da informação. Orientações estão disponíveis por tipos (Mestrado concluído, Doutorado em andamento...). SJR está disponível por intervalos.
Qual navegador devo usar para acessar?
Você deve usar um navegador moderno para acessar o sistema. São compatíveis os seguintes navegadores:
  • Google Chrome 50+
  • Firefox 40+
  • Safari 9+
Nós recomendamos a utilização do Chrome para que todas as funcionalidades sejam executadas com sucesso. Utilize um desktop, notebook ou tablet maior de 5″, pois estes dispositivos possuem uma resolução e um tamanho adequados ao conteúdo do sistema.
Como entrar no sistema?
Você deve estar com uma conta ativa, munido de seu email e de sua senha
Se você ainda não tem conta. Entre em contato conosco e compre seu ingresso! Crie uma conta com um Voucher
Qual é a proveniência dos dados do Ranquium?
Os currículos do Ranquium são extraídos da plataforma Lattes.
Os dados são extraídos pelo gestor da conta. A atualidade do dado é de sua responsabilidade.