logo

Divergência do QUALIS

Obtenha abaixo ajuda para divergências, encontradas por você, no Qualis Periódico, Eventos (Computação) e Livros em suas produções processadas pelo Ranquium.

Divergência no QUALIS Periódicos

A divergência do Qualis Produção poderá ser originária de alguns problemas em relação ao cadastro da informação. Para simplificar a sua verificação listamos abaixo alguns dos problemas mais comuns:

– ISSN/eISSN

Uma mesma publicação poderá contar com ISSN e eISSN. Isto pode gerar QUALIS diferentes. Verifique se o ISSN inserido no seu artigo corresponde à versão eletrônica do periódico ou não. Nós identificamos inconsistência na lista da CAPES em que ISSNs iguais com áreas de conhecimento iguais possuem múltiplos QUALIS.
Para ambos os casos – ISSN/eISSN ou ISSN duplicado – estaremos utilizando o Qualis mais alto.

Exemplo duplicado

– Qualis de outra área

Nos editais processados no Ranquium é levado apenas em consideração a qualificação (Qualis) na área em que o pesquisador foi enquadrado. Vetando a importação do Qualis de outra área a uma produção com NC na área oriunda do pesquisador.

– Falta de DOI/ISSN e nome do evento

As informações de DOI/ISSN e nome do evento são fundamentais para o match entre a informação do seu currículo e a base de periódicos/qualis que temos. A falta desta informações acarretam em muitos dos erros de NC. Por favor, verifique no seu lattes se as produções contam com estas informações corretas.

Você deseja conferir manualmente sua produção visite QUALIS PERIÓDICOS CAPES.

Divergência no QUALIS Evento (Computação) 

Devido à inexistência de um equivalente ao ISSN para os trabalhos em eventos, foi utilizado um protótipo de match automático para os nomes de conferências com as produções. O algoritmo, por seguir alguns padrões, apresentou uma alta taxa de acerto em testes específicos inicias. Porém, a assertividade do algoritmo varia de acordo com a informação preenchida pelo pesquisador no seu currículo à respeito da conferência.

Divergência no QUALIS Livro

O processo de match realizado com os livros utiliza do mesmo algoritmo utilizado para o Qualis Evento (Computação).  Entretanto a utilização do ISBN auxilia a maximizar o match. Segue abaixo as áreas CAPES, em que o Ranquium possue informações sobre o Qualis Livro:

  1. Ciências Políticas
  2. Geociência
  3. História
  4. Interdisciplinar
  5. Letras
  6. Sociologia
Os livros e capítulos são qualificados com o Qualis 2013-2016, logo produções posteriores o ano de 2016 contarão como NC.